Parcerias atuais
Parcerias atuais
Gaia
GAIA – Associação de Acolhimento e Ressocialização para Indivíduos em Vulnerabilidade e Risco Social tem como missão oferecer um espaço de tratamento humanizado, com atendimento biopsicossocial e encaminhamentos para demandas específicas, visando a reinserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade. Seu trabalho atende indivíduos com transtornos mentais, comorbidades relacionadas à adicção, egressos do sistema prisional, pessoas em situação de rua e aqueles que enfrentam rupturas familiares.
Integrantes da Girassol e grupo Gaia em Santa Maria
No entanto, a atuação da GAIA vai além do acolhimento físico. A associação busca conscientizar a comunidade sobre os Direitos Humanos, fundamentais para garantir a dignidade de cada pessoa. Defende-se que todos têm direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e bem-estar, independentemente de sua condição social, econômica, étnica, de gênero ou de orientação sexual.
A GAIA também promove a cidadania ativa, incentivando a autonomia e a participação social de seus acolhidos. Acredita-se que todos devem ter a oportunidade de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Por isso, a instituição investe na capacitação profissional e estabelece parcerias com empresas que oferecem oportunidades inclusivas, visando a emancipação dos indivíduos atendidos.
Compromisso com a comunidade LGBTQIAPN+
No contexto das pautas LGBTQIAPN+, a GAIA se posiciona ativamente no combate à discriminação e ao preconceito, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que enfrentam dificuldades devido à sua orientação sexual ou identidade de gênero. A associação defende o direito de cada pessoa viver livremente, sem sofrer violência ou exclusão, promovendo ações que garantam igualdade de direitos e oportunidades.
Mandata da deputada federal Daiana Santos
Daiana Santos (PCdoB-RS) é deputada federal desde 2022, quando foi eleita com 88.107 votos pelo estado do Rio Grande do Sul.Ela temuma trajetória marcada pela luta social e pela defesa das populações historicamente marginalizadas, tornou-se a primeira parlamentar negra e lésbica do RS na Câmara dos Deputados.
Criada no Morro Santana, periferia de Porto Alegre, Daiana é Educadora Social e Sanitarista, formada em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua atuação profissional e política sempre esteve voltada para a defesa dos direitos da população em situação de rua, das mulheres em situação de violência e dos segmentos LGBTQIAPN+, negro e periférico.
Integrantes da Girassol e deputada Daiana Santos (centro), em Porto Alegre
A política entrou em sua vida como uma ferramenta de transformação social, permitindo que ela rompesse os ciclos de invisibilização e exclusão enfrentados por pessoas como ela. Sua primeira candidatura, em 2020, resultou na eleição para a Câmara Municipal de Porto Alegre com 3.715 votos, onde se destacou pela apresentação de projetos voltados para a inclusão social e a defesa de direitos fundamentais. Entre suas iniciativas como vereadora, destacam-se o incentivo ao afroempreendedorismo, o programa "Não é Não" contra o assédio sexual e a inclusão do Dia da Visibilidade Trans no calendário oficial da cidade.