O que é a Girassol - Amigos na Diversidade?
O que é a Girassol - Amigos na Diversidade?
A pergunta correta não é o que?, mas quem?. A Girassol - Amigos na Diversidade são as pessoas.
A Girassol é a materialização da capacidade de transformação de um território pela ação coletiva
Um território se transforma quando as pessoas que pertencem à comunidade agem. São os indivíduos, por meio de suas iniciativas e lutas, que modificam a realidade ao seu redor. Foi assim que, há 17 anos, a Girassol - Amigos na Diversidade, mudou o curso de São Borja.
No dia 28 de junho de 2008, a partir da necessidade de um espaço para discutir direitos sociais e políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQIA+, Ilza Maria Robalo criou o projeto social Girassol - Amigos na Diversidade. O projeto nasceu de encontros frequentes em sua casa e, com o tempo, expandiu-se para atuar diretamente na transformação social de São Borja.
Ilza Robalo, mãe de filhos LGBTs e negros, projetou, executou e realizou a manutenção da Girassol por anos, impulsionada pelo desejo de contribuir com uma realidade mais justa, igualitária e respeitosa para seus filhos.
Ilza Robalo (direita) e filha, Lins Robalo (esquerda), no Arrastão Colorido em 2024
Com o passar dos anos, a Girassol consolidou-se como uma referência no acolhimento de jovens LGBTQIA+, promovendo inclusão e garantindo acesso a serviços essenciais, como saúde, assistência social, educação e cultura. Um dos marcos dessa atuação foi a criação, em 2018, do Ambulatório de Saúde LGBTTQIA+, em parceria com a Secretaria de Saúde. Instalado no antigo Hospital São Francisco, no centro do município, o ambulatório oferece hormonioterapia para homens e mulheres trans, além de acolhimento e suporte integral à população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.
Imagens da sede da Girassol, no antigo Hospital
A estruturação do ambulatório foi viabilizada por meio de um edital nacional com recursos do Fundo PositHIVo. Diferente de muitos espaços semelhantes no Estado, ele atende toda a população LGBTQIA+, não se restringindo apenas a pessoas trans. Tanto o ambulatório quanto o projeto social estendem o acolhimento também aos familiares da população LGBTQIA+, reconhecendo que um indivíduo LGBTQIA+ precisa de um ambiente familiar saudável para fortalecer sua autoestima e segurança.
Consciente da importância do apoio familiar na construção de uma sociedade mais inclusiva, a Girassol fundou o grupo “Mães do Bem”, um espaço de diálogo para pais e responsáveis compartilharem experiências e aprofundarem a compreensão sobre diversidade de gênero e sexualidade. O projeto busca fortalecer laços familiares e minimizar os impactos do preconceito dentro dos lares.
Campanha #GirassolMeRepresenta, financiada pelo Fundo PositHIVo
Foto de Ilza Robalo, uma das participantes do Grupo de Mães, para a campanha #DeIgualParaIgual, a qual celebrou 10 anos de luta da Girassol, Amigos na Diversidade
Cultura, Cidadania e Direitos Humanos
A Girassol - Amigos na Diversidade, fundada em 2007 em São Borja, tornou-se uma referência na promoção dos direitos sociais das pessoas LGBTQIA+ na região. Através de ações de conscientização sobre ISTs, HIV/AIDS e no combate à LGBTfobia, a organização utiliza a cultura como ferramenta para fortalecer a identidade e a resistência da comunidade LGBTQIA+ em um contexto historicamente conservador.
Desde 2012, a Girassol promove iniciativas voltadas à "Homocultura", valorizando a arte e os saberes da comunidade LGBTQIA+. Em uma cidade como São Borja, marcada por tradições gaúchas, a organização atua ativamente na quebra de estigmas e na construção de uma sociedade mais inclusiva e diversa. Além da conscientização sobre saúde sexual, a Girassol ampliou sua atuação para a produção cultural e o debate social, envolvendo toda a sociedade na luta contra preconceitos.
1° mateada LGBTQIAPN+, em 2014. Atividade com distribuição de preservativos e informativos no Parcão de São Borja.
4° Baile do Arco-íris, em 2015
5° Baile do Arco-íris, em 2016
O contexto fronteiriço da região impõe desafios adicionais, pois São Borja é um polo agrário e pecuário com relevância política, mas ainda influenciado por valores patriarcais e heteronormativos. A vulnerabilidade das cidades fronteiriças em relação ao HIV/AIDS e Hepatites Virais é intensificada pelo fluxo constante de caminhoneiros, proximidade com a Argentina e presença de contextos de violência, uso abusivo de álcool e drogas e exploração sexual de jovens LGBTQIA+.
Para enfrentar esses desafios, a Girassol propõe a criação de um espaço de acolhimento que inclui cadastro individual, encaminhamento para testagem e acompanhamento contínuo de casos positivos, garantindo suporte psicossocial.
Conquistas e iniciativas
A atuação da Girassol teve um impacto significativo na transformação social e política de São Borja. Esse avanço culminou na eleição de Lins Robalo, uma das coordenadoras do projeto social Girassol, como a primeira vereadora travesti da cidade e região, em 2020, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Para Lins, ocupar esse espaço no parlamento representa uma grande responsabilidade e avanço na representatividade LGBTQIA+ na política.
Devido ao seu trabalho com a Girassol, Lins Robalo foi selecionada num programa internacional da Organização das Nações Unidas, o qual foi realizado no Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em Genebra, Suíça, em 2024. Lins Robalo foi a única brasileira a participar do The Fellowship Programme for People of African descent.
Lins Robalo em diferentes atividades durante os anos em que foi parlamentar
Entre as iniciativas de destaque da Girassol, estão:
Virada Cultural: evento inspirado na edição paulista que antecede a Parada Livre e foi o primeiro do gênero no Estado;
Fórum LGBT: realizado com apoio da Fundação Luterana Diaconia, Fundação FASE e Fundo SAAP do Rio de Janeiro;
Parada Livre: evento que celebra a diversidade e luta por direitos;
Arrastão Colorido: desfile no Carnaval de Rua, distribuindo kits de doces para crianças e materiais informativos sobre prevenção de ISTs para adultos;
Ponto de Cultura: a Girassol é reconhecida nacionalmente no sistema Cultura Viva do Ministério da Cultura;
Baile do Arco-Íris: evento no Carnaval que escolhe representantes LGBTQIA+ da festa;
Baile dos Sonhos: celebração comunitária que proporciona festas de 15 anos para meninas em situação de vulnerabilidade.
Série de fotos de diferentes ações da Girassol, Amigos na diversidade, nos últimos anos